(19)

(19)

Radioproteção

Gostou? compartilhe!

A radioproteção, ou proteção radiológica, é um conjunto de medidas que visa proteger os seres humanos dos efeitos causados pela radiação ionizante. As empresas que prestam serviços relacionados à radioproteção podem oferecer trabalhos, como:

  • Calibração e manutenção de medidores e monitores de radiação;
  • Transporte de material radioativo;
  • Laudo de levantamento radiométrico e teste de fuga;
  • Isenção de requisitos de radioproteção para equipamentos geradores de raio-x.

A CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) é a autoridade que regula a área de radiação no Brasil e também estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica que se aplicam à todas as pessoas que trabalham com produção, manuseio, posse ou até mesmo a utilização de fontes como transporte e o armazenamento de materiais radioativos, compreendendo todas atividades relacionadas que envolvam exposição a radiação e aquelas que envolvem exposição a fontes naturais onde o controle seja considerado necessário pela CNEN.Em suma, a radioproteção serve para garantir a proteção e segurança em diferentes aplicações da radiação ionizante na indústria, medicina, agricultura e no controle de material radioativo. Por isso, a radioproteção deve compreender um planejamento detalhado para a radioproteção de atividade, descrevendo as diretrizes que serão adotadas por toda a instalação.

Setores com contato radioativo demandam procedimentos precisos de proteção

Determinados setores podem ter contato direto com radiação em seus processos produtivos. Por isso, a radioproteção é de suma importância para garantir a proteção contra possíveis efeitos indesejados causados pela radiação. A J. Ometto Engenharia está entre as melhores empresas de assessoria técnica em proteção radiológica. A empresa conta com profissionais altamente qualificados e experientes. Entre em contato para saber mais.