(19)

(19)

Boroscópios

Gostou? compartilhe!

Os boroscópios são ferramentas fundamentais no processo de inspeção e mantimento na indústria. Este tipo de equipamento proporciona novas perspectivas para a análise visual de componentes em maquinários e instalações. Basicamente, os boroscópios são materiais que possuem câmeras que analisam o interior de máquinas para descobrir possíveis falhas.

Os boroscópios possuem um tubo flexível em que há uma pequena câmera em sua extremidade. Essa câmera transmite as imagens para o visor que fica acoplado no boroscópio, possibilitando a análise crítica por meio de um profissional qualificado para operar o equipamento.

A partir da flexibilidade do boroscópio, que é um equipamento leve, pequeno e muito fácil de manusear, é possível detectar pontos problemáticos de maneira simples, rápida e que permite tomar as medidas preventivas sem a necessidade de desmonte do equipamento analisado. Entre as vantagens da ferramenta, podemos destacar:

  • Evita custos adicionais, pois elimina a desmontagem de maquinários;
  • Possibilita encontrar falhas antes que o maquinário apresente sinais;
  • Ajuda a melhorar a qualidade dos processos industriais.

Há diversas possibilidades de uso do boroscópio na indústria, tendo em vista que o equipamento pode ser manuseado por profissionais da área elétrica, mecânica de previsão ou de automóveis. Existem empresas especializadas no processo de boroscopia no mercado, que ficam responsáveis por realizar toda a análise de monitoramento de maquinários e demais finalidades.

Conheça a J. Ometto Engenharia

Especialista em boroscópios, a J. Ometto Engenharia soma quase 15 anos de experiência na área de inspeção de qualidade, análise laboratorial, química, entre outros serviços. Entre em contato assim que possível e conheça mais vantagens.