(19)

(19)

Análises de Solos e Sedimentos

Gostou? compartilhe!

As análises de solos e sedimentos são de suma importância para que seja possível compreender em que estado se encontra aquele solo e desta forma decidir o que será feito quanto a sua utilização. Esse tipo de análise é amplamente realizado no segmento agricultor, isso porque somente uma análise adequada e criteriosa é capaz de identificar:

  • Os níveis de nutrientes;
  • Contaminantes;
  • Composição;
  • Acidez;
  • Ph.

Tais informações são essenciais para que seja identificada a possibilidade de utilização do solo ou em caso de níveis inadequados, tomar as devidas providências para recuperação daquele solo e sedimento.

As análises de solos e sedimentos são capazes de determinar a taxa de fertilidade ou até mesmo o potencial de crescimento esperado. As análises também indicam as deficiências nutricionais, fertilidade excessiva, toxicidade ou a escassez de minerais essenciais, sendo monitoradas para simular a capacidade de raízes de assimilar minerais e também suas funções.

As águas de córregos, rios ou produtos químicos que passam pelo solo podem alterar sua composição, portanto para cada situação há a necessidade de fazer um teste específico. As análises de solos e sedimentos são realizadas através de uma amostragem, utilizando equipamentos que fazem uso da técnica de fluorescência por raios-x por energia dispersiva (EDXRF), sendo possível obter resultados rápidos e precisos.

As análises de solos e sedimentos são indispensáveis para a agricultura

Conforme já citado, as análises de solos e sedimentos abrangem procedimentos capazes de identificar determinadas deficiências nos solos e sedimentos, por isso são indispensáveis na agricultura, pois possibilitam os devidos cuidados para a utilização daquele solo.

Para serviços de análises precisos entre em contato com a J. Ometto Engenharia, empresa com 14 anos de experiência e profissionais qualificados para serviços eficientes e precisos.