(19)

(19)

Análises Químicas

Gostou? compartilhe!

As análises químicas são de suma importância para os mais variados segmentos de mercado. Isso porque realizar uma análise química é crucial para qualquer ambiente, visto que pode garantir a qualidade de diversos itens presentes no dia a dia dos processos produtivos das empresas. Em suma, as análises químicas são técnicas de laboratório utilizadas para identificar espécies químicas envolvidas em uma reação.Como fator de alta importância, as análises químicas atuam diretamente nos sistemas de controle de qualidade de uma empresa, utilizando equipamentos altamente modernos e eficientes para garantir análises precisas e confiáveis. No geral, as análises químicas são realizadas pelas empresas especializadas através de equipamentos que fazem uso da técnica de fluorescência por raio-x por energia dispersiva (EDXRF). Com essa técnica, é possível obter resultados ágeis e precisos sem a preocupação de qualquer dano à integridade física do elemento analisado, uma vez que se trata de um ensaio não-destrutivo.A análise química pode ser feita de três formas diferentes:

  • Análise imediata: consiste em isolar as espécies que constituem o material, podendo ser feita manualmente;
  • Análise qualitativa: identifica a composição do material. O material adequado para executar o procedimento é fundamental.
  • Análise quantitativa: é amplamente mais criteriosa, pois, além de saber do que se trata o material, também é necessário saber a quantidade do material na amostra.

Realizar análises químicas de elementos diversos é fundamental para garantir qualidade e precisão

As análises químicas são realizadas com objetivos diversos em variados setores, mas, acima de qualquer coisa, garantem a qualidade e precisão de elementos essenciais para os processos. Por isso, a contratação dos serviços de análises são fundamentais para alcançar um alto padrão de qualidade. A J. Ometto Engenharia é especializada em análise química e outros serviços específicos, contando com mais de 10 anos de experiência no segmento. Entre em contato.